fbpx

COMO ESCOLHER SALA DE JANTAR?

A sala de jantar é um espaço onde são realizadas as refeições, seja em família ou com amigos, e normalmente está associada à sentimentos como alegria de estar entre amigos e o conforto.
Anteriormente, esse espaço era sinônimo de status. Riqueza e fartura, onde as pessoas demonstravam a sua riqueza por meio de jantares, e claro, pelas peças decorativas como louças, castiçais e jogos de talheres.
Mas afinal, como escolher os móveis para compor uma sala de jantar com estilo e requinte? Para saber mais sobre o tema, acompanhe o artigo até o final e veja as nossas dicas para escolher os móveis da sua sala de jantar.

Dicas para escolher os itens da sua sala de jantar

Normalmente, uma sala de jantar possui diversos elementos, como por exemplo, mesa de jantar, cadeiras, armários e demais decorações.
Pensando nisso, trouxemos as melhores dicas para escolher os itens da sua sala de jantar.

Formato da mesa

O primeiro item que deve ser levado em consideração no momento de escolher a sua sala de jantar é a mesa, seja ela vendida em conjunto com as cadeiras ou separada.
Sendo assim, a mesa de jantar é o elemento mais importante desse espaço, pois ela irá compor o maior espaço dentro do ambiente.
Por isso, ela deve ser escolhida de acordo com o design que você deseja para o seu ambiente, seja ele rústico, moderno, aconchegante ou minimalista.
Pensando no design do ambiente, uma das dicas essenciais para compor a sua sala de jantar é escolher o formato da mesa que seja ideal para o seu ambiente.
Por isso, é essencial pensar: quantas pessoas irão sentar-se à mesa? Qual a melhor opção, uma mesa de 06 (seis) ou de 08 (oito) cadeiras?
Assim, se você possui uma família pequena e costuma receber amigos com frequência, a melhor opção é escolher uma mesa maior, fazendo um investimento a longo prazo.
Outro detalhe que deve ser considerado ao escolher a sua mesa de jantar são as dimensões que ela possui e o espaço disponível na sala de jantar, e isso está diretamente relacionado com o formato da sua mesa.
Antes de escolher a sua mesa de jantar, verifique o espaço disponível, tanto para os móveis quanto para a circulação das pessoas, pois um ambiente confortável é aquele que conta com espaço suficiente em todos os sentidos.
Assim, se você não possui muito espaço disponível, busque otimizar a decoração e trabalhar com peças chaves e com uma decoração de qualidade.
Ainda sobre o formato da mesa, é importante lembrar que uma mesa retangular é essencial para um ambiente mais espaçoso, principalmente pelas suas dimensões.
Contudo, se o espaço da sua sala de jantar for pequeno, a melhor opção é escolher uma mesa de jantar redonda, pois assim as pessoas ficam mais próximas à mesa e podemos acrescentar quantas cadeiras for necessário.
Nesse sentido, se você possui uma família mais numerosa, as mesas de jantar quadradas são a melhor escolha, desde que você possua um ambiente com espaço médio ou grande.
Por isso, é importante lembrar que antes de comprar os seus móveis, você conheça as medidas da sua sala de jantar e avalie quais os móveis que melhor se adequam ao espaço disponível.

Cadeiras confortáveis

Tão importante quanto a mesa de jantar são as cadeiras que irão compor o ambiente, as quais devem ser confortáveis e aconchegantes.
Aqui, você pode escolher o conjunto de mesa com cadeiras e armário, ou ainda, escolher as peças separadas, caso deseje criar um ambiente com design e estilo próprio.
Nesse sentido, você pode comprar a mesa e as cadeiras separadas, criando uma decoração única e que mais se adeque ao seu espaço, tanto em design quanto em conforto.
Além disso, você pode escolher cadeiras com assentos e estofados, poltronas, cadeiras tradicionais, bancos, dentre outros.
Sendo assim, o que mais importa no momento de escolher as cadeiras é a ergonomia da peça, pois a proposta de uma sala de jantar é oferecer conforto e ao mesmo tempo, criar um ambiente elegante para partilhar refeições.

Acabamentos dos móveis

Outro detalhe que faz toda a diferença nos móveis de uma sala de jantar é o acabamento que as peças possuem, principalmente no que se trata de móveis planejados ou de alto padrão.
Assim, peças como mesas, cadeiras e armários com acabamento em madeira dão um toque todo especial ao ambiente.
Por si só, a madeira pode ser combinada e utilizada dentro de vários estilos, seja ele rústico, elegante, aconchegante ou retrô, e o que faz toda a diferença são as combinações e elementos que compõem a decoração do ambiente.
Sendo assim, verifique os itens que já compõem a sua sala de jantar e como eles podem ser combinados entre si para criar o design desejado.

Estilos e modelos para a sua sala de jantar

De fato, o universo da decoração e do design de interiores pode ser muito vasto, e cabe a você escolher qual o estilo do ambiente e modelo das peças que irão compor a sua sala de jantar.
Assim, os estilos mais populares para este ambiente são o natural, clássico, romântico, industrial, minimalista, contemporâneo e tradicional, e o que faz a diferença são as tonalidades e composições no ambiente.
Dessa forma, se você deseja um ambiente mais sóbrio e uniforme, escolha as peças com o mesmo acabamento e tonalidade.
Em contrapartida, se você deseja um ambiente mais luxuoso e personalizado, pode escolher cada peça que irá compor a sua sala de jantar.

Conclusão

Escolher uma sala de jantar é uma tarefa que exige planejamento prévio do design do seu ambiente, principalmente porque estamos lidando com medidas de móveis, espaço e decorações.
Sendo assim, a melhor forma de escolher a sua sala de jantar é considerando os itens de decoração que você já possui, para assim compor o ambiente com o estilo desejado.
Para saber mais sobre as nossas salas de jantar, entre em contato com os nossos especialistas sou agende uma visita.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *